Curso de Arquivologia

Ao final da década de noventa inexistia a oferta de cursos de graduação de Arquivologia por parte das instituições de ensino superior, públicas e particulares, instaladas no norte do país. O Departamento de Biblioteconomia da UFAM executou um projeto de pesquisa para estudar a viabilidade de criação de um curso de Arquivologia e observou-se uma ampla demanda por profissionais da área na comunidade amazonense. A partir desta constatação, iniciaram-se discussões a respeito da criação do curso pelo departamento.

Inicialmente a proposta do Departamento de Biblioteconomia projetava a criação de um curso de graduação em Ciência da Informação, no qual as áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia estavam concebidas como habilitações. Entretanto, ao ponderar sobre questões de ordem legal envolvendo o tema, o Colegiado do Departamento avaliou que seria melhor reconsiderar essa opção. Optou-se por manter o Curso de Biblioteconomia em sua estrutura habitual e criar o Curso de Arquivologia, aproveitando as possibilidades oferecidas pelo Programa de Re-estruturação das Universidades Brasileiras (REUNI).

Em junho de 2007, por meio da Resolução nº 079/2007 – do Conselho Universitário da UFAM foi aprovada, em bloco, a criação de todos os cursos incluídos no programa REUNI da UFAM, e o curso de Arquivologia foi um deles. Entretanto, as suas atividades só foram iniciadas em março/2009. Atualmente o curso funciona em conjunto com Biblioteconomia, Jornalismo e Relações Públicas na Faculdade de Informação e Comunicação.


Fontes:
LIMA, R. Martins de. O Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas: Histórico e Situação atual. Manaus, 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Departamento de Biblioteconomia. Projeto político-pedagógico do Curso de Arquivologia. Manaus: UFAM, 2009.
______. Conselho Universitário. Resolução nº 079/2009. Manaus: UFAM, 2007.